O Pequeno Anão Bes e a Harmonia do Coração
O Pequeno Anão Bes e a Harmonia do Coração
O Pequeno Anão Bes, amuleto original da região do Delta no norte do Egito Antigo.
Está principalmente representado logo na entrada do Templo dedicado a Hathor na cidade de Dandara a 70 Km de Luxor, sul do Egito, em uma pequena estátua, próximo ao pátio aberto no caminho para o Mamisi ou Casa de Parto, usada como tal no período egípcio antigo.
Bes é uma figura de um anão e um amuleto que representa alegria e Harmonia do coração. Representado como um anão com cabeça grande, olhos redondos, língua saliente, cauda espessa e geralmente uma coroa de penas. Ele foi associado à música e ao parto e foi representado nas “casas de nascimento”.
A Harmonia do Coração
A Harmonia do Coração era um dos segredos dos egípcios antigos que sabiam o quanto esse elemento era importante para a Harmonia dos Mundos e para a livre entrada no Juízo Final, momento aonde o peso do coração deveria ser tão leve quanto a pluma da Deusa Maat, pesado na balança do Juízo final sob os auspícios de Maat, Deusa da Verdade e do Caminho Reto e Thot, Deus da Sabedoria e o escrivão sagrado no Mundo dos Mortos.
A Harmonia do coração também era compreendida como um elemento importante na vida das crianças e várias cenas no Mamisi em Dandara retrata Horus Hán Ry, filho de Hathor e Horus, em cenas entre as divindades protetoras das crianças, das parturientes e do parto, incluindo o amuleto do pequeno Anão Bes.
Bes no Egito Antigo
Entre os elementos de proteção e harmonia do coração infantil, além de proteção contra as más energias possivelmente direcionadas as pequenas crianças no Egito Antigo era comum pequenos pingentes em forma do amuleto do pequeno anão: Bes, encontrados em materiais diferentes, alguns deles expostos no Museu Egípcio do Cairo.
Dizia uma antiga lenda egípcia que quem tocar no coração de Bes, adquire a alegria do seu coração e passa a ter o coração alegre como o de uma criança. Assim, passou a ser um hábito praticado entre os visitantes, tocar o coração da pequena estátua na intenção de conectar-se com a alegria até que recentemente, por volta de 2015, o departamento de preservação dos monumentos egípcios passou a isolar o aceso a Bes pelo desgaste já evidenciado nessa região do peito da pequena estátua.
Uma dica é: mesmo que hoje não haja mais acesso físico ao coração da pequena estátua, ao visitar Dandara e estar em frente a Bes, você pode mentalizar em intenção ao coração do pequenino, lembrando de sua pequena criança e aproveitar a energia do Templo de Hathor que além de Deusa da beleza, do feminino sagrado, era também a Deusa da Música e da Alegria de Viver.