Templo de Hathor em Dandara

Templo de Hathor em Dandara

Templo de Hathor em Dandara

O Templo de Hathor em Dandara está a cerca de 70 km de Luxor, no Sul do Egito. Também a cidade do Amor Eros, representada por Hathor, divindade do Antigo Egito relacionada com a beleza, o Amor e o Feminino Sagrado. Um templo muito antigo, com colunas de subsolo que datam da época das pirâmides, preservado e reconstruído na Época Greco-romana. Associado pelo Gregos com a Deusa Afrodite e pelos Romanos com a Deusa Vênus. Templo que apresenta vários aspectos:

Templo Astronômico e a sabedoria do Oráculo de Dandara

Templo que retrata registros astronômicos, astrológicos e o famoso zodíaco de Dandara e que foi um templo hospital usado pelos peregrinos que buscavam a cura pelos sacerdotes “médicos” de Dandara e por aqueles que consultavam a sabedoria do oráculo.

Templo de celebração do Masculino e Feminino Sagrado em Dandara

Templo que também recebia o masculino, Sagrado na imagem de Horus de Edfu, esposo de Hathor, com os festivais e comemorações do ritual da barca sagrada e que traz a sala do registro de Nut e o nascimento sagrado de Hathor.

Templo com Nut e a humanidade representada em Dandara

Nut, a deusa mãe de Hathor, deusa do céu, a mais sábia que, segundo a lenda “engole o sol que atravessa o seu corpo, em uma jornada que atravessa a noite (o corpo de Nut), navegando como uma barca sagrada, enquanto Nut se deita por sobre a humanidade para fazer nascer o dia, personificado pelo nascimento de Hathor, que nasce como os raios de sol e por entre o órgão sexual de Nut, sendo Hathor a expressão da luz”.

Templo Casa de Parto ou Mamisi em Dandara

Templo ou Santuário que também funcionou como Mamisi (casa de parto) em registros que abrigam em suas paredes informações sobre o nascimento da Criança Divina, personificada por Horus-Ihy (Hor Ihy), a criança divina, nascida do casamento sagrado e deus da alegria e da felicidade na bem aventurança de um novo Hórus.

Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

*


Olá! Fale Conosco pelo Whatsapp Agora!