Segurança para Mulheres viajando sozinhas ao Egito
Segurança para Mulheres viajando sozinhas ao Egito
Segurança para Mulheres viajando sozinhas ao Egito é um tema que costuma suscitar muitos mitos e informações equivocadas.
Frequentemente, em nossa Agência de viagens, temos mulheres viajando sozinhas ao Egito, inclusive em nossos tours exclusivos, realizando sua hospedagem e seus passeios de seu pacote de viagens, com muita tranquilidade ao lado de nossos guias locais.
Em nossos pacotes de viagens, nossos guias: egiptólogos egípcios ou egiptólogas egípcias falam fluentemente o Português ou o Espanhol e cuidam com toda dedicação de nossos viajantes, sejam: homens, mulheres, família e ou grupos.
Donos de uma cultura muito hospitaleira e gentil, além dos guias turísticos e dos funcionários envolvidos nos serviços de hotelaria e turismo, o povo egípcio: homens e mulheres se desdobram em dar informações aos turistas, serem generosos e educados de forma muito prestativa, especialmente nas grandes cidades.
Obviamente, você pode encontrar nativos exageradamente mais “simpáticos” que podem “puxar” conversa, perguntar de sua origem, do seu país por curiosidades e, algumas vezes, no final querer trocar beijinhos no rosto em despedida ou mesmo tirar uma foto com você. Isso é mais comum entre vendedores em zonas mais populares ou periféricas como nos mercados locais. Obviamente, nada que você não possa dizer: não obrigada, como você diria em qualquer cultura, inclusive, no Brasil.
Alguns mitos de Segurança para mulheres viajando sozinhas ao Egito envolvem:
Mito de uma mulher ser facilmente pedida em casamento por um homem egípcio
Obviamente qualquer pessoa em qualquer local, pode conhecer alguém interessante e iniciar um relacionamento, independente de ser no Egito ou em qualquer lugar do mundo e ser pedida em casamento.
Existe um mito de que um homem egípcio se aproxima e que você, viajando sozinha seja facilmente pedida em casamento muito prontamente e que os egípcios são homens que querem casar muito rapidamente.
Na verdade, é preciso compreender essa cultura para entender que: sim! alguns dizem isso como uma brincadeira, um galanteio brincalhão junto a uma mulher, típico da cultura e que, na maioria das vezes, é algo como: “quero casar com você, hein”! uma brincadeira que pode acontecer dita muito prontamente, sem maiores conhecimentos prévios que um relacionamento requer e sem tom de seriedade e compromisso de quem, de fato, estar pedindo alguém em casamento, realmente.
Mito de uma mulher ser trocada por Camelos no Egito
Ser trocada por camelos no Egito advém de um mito, criado em cima de um costume beduíno antigo, hoje, muito raramente presente nas tribos beduínas atuais aonde ao oferecer um dote por ocasião do noivado, o noivo oferecia o seu principal patrimônio a família da noiva.
Para uma tribo de beduínos, o patrimônio maior era a cáfila de camelos. Observando que inserido na cultura local, não significa literalmente “trocar” a noiva por camelos, mas um dote, um presente dentro da tradição, oferecido por parte do noivo beduíno para a família da noiva beduína.
Atualmente, apenas utilizado em algumas tribos bem mais tradicionais na região do Sinai e entre os beduínos. Portanto, é um mito que você será trocada por camelos no Egito.
Você pode ouvir essa expressão como parte das brincadeiras da cultura local, em alguns lugares, principalmente de lojistas ou vendedores de mercados, que fazem essa referência sem a seriedade de um pedido oficial e como parte da cultura, criando uma brincadeira em cima de um costume mais tradicional.
Mito do risco de uma mulher ser sequestrada para casar a força com um homem egípcio
Em nossa experiência, há mais de 20 anos realizando viagens e, inclusive, pacotes para mulheres que realizam o seu tour sozinhas em nossos roteiros exclusivos, o Egito nunca ofereceu algo dessa natureza, mesmo em tours pelos Oásis no Deserto.
Obviamente, como uma grande cidade se deve estar atenta às regras de segurança, como em qualquer lugar do mundo, mas não pelo fato de correr risco de uma mulher ser sequestrada para casar a força com um homem egípcio.
Outro mito associado a situações antigas, comuns a qualquer cultura, aonde em situações de “relacionamentos impossíveis”, muitas vezes a noiva fugia com o pretendente e era dito “sequestrada” pelo noivo!
Mito de uma mulher turista precisar usar burka ou véu no Egito
Outro mito é a idéia de que uma mulher turista precisa usar burka ou véu no Egito. Em nossas orientações de Dicas de Viagens, orientamos usar roupas normais do seu vestuário, mais relacionadas e adequadas com o clima da estação em que realiza a sua viagem.
Mesmo as mulheres egípcias, principalmente nas grandes cidades, usam roupas da moda ocidental e algumas, mesmo mulçumanas, nem mesmo usam o véu. Algumas usam roupas da moda ocidental e o véu de forma muito natural. Em cidades mais provincianas ou em famílias mais conservadoras que você vai encontrar mulheres muçulmanas usando galabeyas, abayas ou burkas.
Obviamente, é interessante evitar excessos em consideração a cultura local, tipo shorts exageradamente muito curtos ou decotes muito pronunciados, apenas pelo aspecto de respeito às tradições, mas não há uma proibição quanto a este fato. Para os complexos de resorts, piscinas de hotéis ou cruzeiros se usa roupa de banho normalmente, incluindo maiôs ou biquínis, conforme a preferência.
Se ao viajar, você tem em seu tour uma visita a Mesquita, para esse dia é importante ir com uma roupa do seu vestuário mais formal, mais comprida, com os ombros cobertos e não muito justa, evitando roupas curtas, de alcinhas ou muito colada no corpo. Caso a sua roupa não esteja muito adequada, é comum na entrada da Mesquita eles oferecerem um tipo de túnica que você pode colocar por cima da sua roupa, somente para a visita na Mesquita.
Mas decididamente você não precisa usar burka ou véu para visitar o Egito.
Mito do Egito ser um país perigoso
Ao visitar o Egito, você verá o quanto o Egito é um país noturno aonde homens, mulheres e crianças transitam noite a dentro e às vezes até madrugada a dentro, principalmente, nas grandes cidades e resorts. Você observará dez da noite, onze da noite pessoas nas ruas, cafés lotados, praças cheias de pessoas no verão, sentadas na grama das praças com muita tranquilidade e serviços abertos até altas horas da madrugada.
Pequenos roubos ou furtos existem, porém de forma muito pouco frequente e nas regiões de periferia de algumas localidades, na maioria das vezes, longe dos complexos turísticos que são, inclusive, bem guardados pela Polícia do Turismo local.
Em 2011 o país passou por sua revolução e até cerca de 2013 ainda se recuperava desta transição, porém atualmente, retomou o fluxo turístico que funciona como um dos maiores complexos turísticos do mundo, enciclopédia viva da Humanidade, com Templos e Monumentos inusitados que dariam semanas inteiras de visitas e estudos profundos.
Mito do fácil e apaixonado relacionamento por Internet com Homens Egípcios
Uma observação no fluxo de comunicação que acontece no mundo inteiro é a quantidade de pessoas que se comunicam e muitas vezes estabelecem fácil relacionamento por internet com homens egípcios.
Como em qualquer lugar do mundo, existem pessoas sérias e bem intencionadas, mas também existem pessoas que por trás do mundo virtual, utilizam da boa fé das pessoas, especialmente, mulheres para contar uma estória semelhante aonde se diz: apaixonado, com desejo de conhecer o Brasil ou de que a mulher se dirija até o Egito, ficando hospedada em sua casa ou de seus familiares. Geralmente, mas não somente, são homens em cidades do interior ou mais provincianas do Egito.
Obviamente, pode haver homens sérios e bem intencionados, mas é comum alguns que se utilizam do relacionamento por internet para criar ilusões e promessas e próximo ao evento da viagem, desfazer a possibilidade da mesma acontecer. Portanto, é importante ficar cuidadosa e atenta!
Recomendamos mais conhecimento e contato em busca da veracidade das informações antes de pensar prontamente em viajar ao Egito para esse fim ou de trazer o pretendente ao Brasil!
O que é necessário para um egípcio vir ao Brasil
Observando que para um egípcio vir ao Brasil ele necessita ter passaporte válido por pelo menos seis meses a contar da data de entrada no Brasil, visto de entrada no Brasil obtido previamente na embaixada do Brasil no Cairo, comprovação da passagem aérea com data marcada de ida e volta, não excedendo a 90 dias de permanência no Brasil em visto de turismo, comprovar o local de hospedagem no Brasil através de voucher do hotel onde ficará ou através da carta convite aonde um brasileiro(a) se compromete a hospedá-lo nesse período.
O que é necessário para um brasileiro ir ao Egito
Para os turistas que desejam viajar ao Egito, os requisitos incluem: passaporte válido por pelo menos seis meses a contar da data de entrada no Egito, Certificado Internacional de vacinação com o registro da Vacina da Febre Amarela obtido na Vigilância Sanitária de sua cidade e visto de Turista para entrada no Egito, obtido ao desembarcar no aeroporto do Cairo. Ao preencher o cartão de entrada, você deve escrever o hotel ou o local aonde ficará, observando que o visto de Turista dá direito a, no máximo, trinta dias no país.
Para as mulheres que viajam sozinhas ao Egito
O que podemos afirmar é que em 20 anos de nossa experiência realizando o sonho de realizar viagens ao Egito, inclusive, para mulheres que viajam sozinhas em nossos tours, em pacotes com passeios e serviços de assistência dos nossos guias e com os nossos cuidados e valores como parte integrante dos nossos serviços, temos cem por cento de satisfação de nossas clientes que nunca tiveram algum tipo de abordagem indevida ou experiência negativa envolvida, evidenciando a satisfação de participarem dos nossos pacotes de viagens, nossos diversificados roteiros e nossa qualidade em assistência, podemos testemunhar sobre a segurança para mulheres viajando sozinhas ao Egito.