Hieróglifos

Quem escreveu os Hieróglifos?

26 de fevereiro de 2018
Egiptologia

 

Os Hieróglifos eram encontrados em todas as coisas possuídas ou construídas pelos ricos, paredes de templos, portas de casas, móveis, papiros (um tipo de papel de junco feito do Nilo) e até panelas, mas quase ninguém além deles conseguia interpretá-los.

Se você aprendesse a ler e a escrever egípcio antigo era porque estava sendo treinado para ajudar no governo do país. Isso também significava que você era um homem, pois as mulheres, de modo geral, não aprendiam a escrever.
Esses escritores treinados eram chamados “escribas”. Podemos vê-los em muitas gravações e pinturas egípcias, sentados com as pernas cruzadas e escrevendo em rolos de papiros que colocavam no colo.

O Hieróglifo, ou hieróglifos, egípcios datam de aproximadamente 3200 A.C. e constituem o sistema de escrita mais antigo do mundo. A palavra “Hieróglifos” significa “letra sagrada entalhada” e se refere à bela escrita pictórica usada pelos egípcios antigos para expressar suas crenças religiosa, gravada em quase todas as superfícies disponíveis em seus monumentos.

Decifrando o Código

Durante séculos os estudiosos tentaram entender os Hieróglifos, mas ninguém conseguia decifrá-los. Então, em 1799 d.C, a Pedra de Roseta foi descoberta.

Essa pedra trazia uma inscrição com o mesmo texto em três escritas diferentes, o grego antigo, que muitos estudiosos conseguiam ler, Hieróglifos e um outro tipo de escrita egípcia chamado demótico. Usando o texto da pedra e outros textos, um jovem estudioso francês chamado Jean-François Champollion percebeu, em 1824 d.C, que os Hieróglifos podiam ser letras que representavam a língua egípcia.

Ele aprendera copta, a linguagem dos cristãos egípcios, e concluiu (corretamente) que ela descendia do egípcio antigo. Usando essa informação e seu conhecimento de símbolos, Champollion começou a ler os Hieróglifos.

[/vc_column_text][/vc_column]

Roteiros Atuais

$2.997,00 Oferta! Egito Panorâmico

Egito Panorâmico 14 Dias com Aéreo | Saída em 6 de Maio 2024

Pacote Fascinante e Promocional por 14 Dias. Inclui o Aéreo internacional + Terrestre. Descubra os lugares históricos milenares do Egito no Cairo, Giza, Luxor, Aswan, e desfruta de Hurghada no Mar Vermelho. Inclui Cruzeiro no Nilo. Saída de São Paulo (Guarulhos) em 6 de Maio 2024.

$2.856,00 Viagem Fascínio do Egito Milenar

Viagem Fascínio do Egito Milenar | Saída 12 de novembro 2024

Viagem Fascínio do Egito Milenar 11 Dias / 9 noites. Terrestre + Aéreo Internacional. Saída de São Paulo em 12 de novembro de 2024. Cairo, Gizé, Sakkara, Dahsur, Luxor, Assuan, Edfu, Kom Ombo e Abu Simbel. Inclui um Cruzeiro no rio Nilo por 4 noites com Pensão Completa e passeios de Luxor a Aswan.

Posts Mais Recentes

[/vc_row]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Fale conosco agora!