guia do Museu de Luxor

Museu de Luxor

maio 7, 2017
Luxor, Museus do Egito
guia do Museu de Luxor

Museu de Luxor

O MUSEU DE LUXOR se localiza na própria cidade de Luxor (antiga Tebas). É um museu que narra a história do Antigo Egito especialmente a de Tebas das glórias, a capital antiga do reino Egípcio conhecida pelo nome Waset. Localiza-se na parte central da cidade de Luxor, na avenida principal “o Corniche“, na margem oriental do Rio Nilo. O Museu de Luxor está dividido em dois andares. O edifício que é considerado pequeno contem obras-primas do Império Médio e Novo Reino, como cerâmica, joias, móveis, estátuas e estales selecionadas achadas em Tebas e a necrópole da cidade antiga.
O Museu de Luxor que foi inaugurado em 1975 está muito bem organizado, mesmo considerado menor do que o Museu do Cairo. O museu foi construído em forma de dois níveis, com uma rampa que liga entre um andar superior e outro inferior, em um modo que dá conforto ao visitante. A coleção contém artefatos que foram descobertas na área de Tebas (Luxor). Muitas das estátuas de granito, calcário, e xisto, e alabastro descrevem os reis, rainhas e funcionários de altos postos que deixaram suas imagens nos templos de Tebas.

Entre os itens mais marcantes no museu umas peças do tesouro da tumba de Tutankhamon (KV62), e outros que foram encontrados enterrados em um esconderijo nas proximidades do Templo de Luxor em 1989. Também há múmias reais de dois faraós – Ahmose I e Ramsés I – foram colocadas em exposição no Museu de Luxor, em março de 2004, como parte da nova extensão do museu, que inclui um pequeno centro de visitantes. A grande exposição é uma reconstrução de uma das paredes do templo de Akhenaton em Karnak conhecida como “Talatat”. São painéis tomadas dos templos de Akhenaton em Karnak, achadas dentro de edifícios de outros reis. Um dos itens de destaque da coleção é uma estátua de calcita do deus crocodilo Sobek e o faraó Amenhotep III da dinastia XVIII. Entre estas está. Além disso, estão expostas estelas funerárias, altares, papiros, móveis dos túmulos, e muitas estatuetas pequenas, joias e artigos funerários e outros usados na vida cotidiana.

Recent Posts

Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

*


Olá! Fale Conosco pelo Whatsapp Agora!