Mosteiro de Santa Catarina

Mosteiro de Santa Catarina – Monte Sinai

28 de setembro de 2017
Dicas sobre Egito
Mosteiro de Santa Catarina

Mosteiro de Santa Catarina

O Mosteiro de Santa Catarina é um dos mais antigos do mundo. Foi construído em uma região no Sul de Sinai, conhecida também como o Monte Sinai.

Sinai e os Monges

Desde os primeiros séculos do Cristianismo no Egito, o Sul de Sinai desempenha um papel importante nas atividades de ascetismo e monasticismo, graças às suas características geográficas. O sul de Sinai era atrativo para os monges Cristãos devido ao valor sagrado do Monte Sinai e a história de Moisés, e por causa de suas montanhas de natureza solene, serena e isolada.

O monasticismo surgiu no Egito como uma resistência pacífica a violência dogmática dos romanos, a partir do século IV D.C. Primeiro quando os romanos não reconhecem o Cristianismo , e segundo quando os romanos já são católicos e os egípcios são Coptas Ortodoxos.

Muitos monges fugiram para o sul de Sinai e se estabeleceram em áreas como Vale de Firan, El Tur e Monte de Moisés.

Santa Catarina

Catarina vivia em Alexandria durante a era da perseguição romana contra os cristãos. Ela se converteu ao Cristianismo e rejeitou o casamento com nobres pagãos.

Quando os romanos descobriram da sua conversão, torturaram-na horrivelmente, mas ela não abandonou a nova fé, por isso foi morta em 307 D. C. e considerada mártir.

Cinco séculos depois da sua morte, um monge teve uma visão que mostrava o corpo de Santa Catarina de Alexandria sendo carregado pelos anjos e o posto no pico do Monte Sinai. Os monges então transferiram as relíquias da santa à Igreja da Transfiguração, localizada próximo ao Monte de Moisés. O mosteiro que antigamente foi conhecido como o Mosteiro da Virgem Maria, a partir desse momento tornou-se Mosteiro de Santa Catarina.

A Estrutura do Mosteiro de Santa Catarina

O Mosteiro de Santa Catarina tem uma forma retangular, similar a uma fortaleza com uma muralha gigantesca. O mosteiro foi construído sobre um local elevado de 1570 m. sobre o nível do mar. A muralha é construída de pedra de granito, com torres espalhadas nos cantos, atingindo entre 12 a 15 m. de altura, quase 118 m. de comprimentos e 77 m. de  largura.

A entrada original do mosteiro, localizada no lado oeste da muralha, está bloqueado e no lado oeste dela se encontra a entrada atual que foi feita em 1801 pelos franceses durante a Expedição Francesa ao Egito. Os mais importantes elementos do mosteiro são: A Igreja de Santa Catarina, a Mesquita Fatimita, a Biblioteca, os poços, a prensa de azeite, dois moinhos, celeiros, as Celas dos monges, Casa dos hóspedes.

  • Basílica

Tem forma de uma basílica ou uma estrutura retangular, consta de uma nave central e duas naves laterais que conduzem a uns santuários pequenos.

A nave central termina com um altar, e ao este deste altar encontra-se um relicário de mármore onde se conservam as relíquias de Santa Catarina. A apside central da igreja está revestida de maravilhoso mosaico bizantino.

O Mosteiro de Santa Catarina contém cerca de 2000 Ícones únicos que se consideram entre os mais importantes e antigos ícones em todo o mundo. Alguns ícones datam do século V e outros do século VIII. Uns ícones fantásticos estão expostos na parede do vestíbulo que precede a entrada da Igreja principal.

  • Mesquita

A pequena mesquita dentro do mosteiro foi construída em 1106 d.C (500 d. H) durante o reinado do califa Fatimita Al Amer para os peregrinos que precisavam de rezar durante a viagem de peregrinação do Egito e do norte de África para Meca.

Está situada ao Sudoeste da Igreja de Santa Catarina. Tem uma forma retangular, de 11 m. de comprimento e 7 m. de comprimento. As paredes da mesquita foram construídas de granito revestido de argilas e estuques.

Como as mesquitas naquela época, também está mesquita branca consta de três riwaqs (Naves); o oriental é maior do que os outros. O teto está recoberto de madeiras e junquilhos revestido de azulejos.

O teto está levado por arcos circulares suportados por dois pilares.O chão está recoberto de azulejos suaves. O minarete da mesquita é pequeno e característica, tem 12 m. de altura, termina com um balcão salientando 50 cm para fora, e no tope dela há uma pequena abobada semicircular.

  • Prensa de Azeitona

A prensa de azeite de oliva está situada embaixo do pátio da Mesquita Fatimita, era usada por séculos para prensar olivas, extraindo o óleo. O seu teto está coberto com junquilhos e troncos de madeira suportado por arcos de granito. O chão está fornecido de lanternas para iluminar o lugar.

  • Biblioteca

O Mosteiro de santa catarina de  tem uma das mais grandes bibliotecas religiosas no mundo cristão, pois contém um grande número de manuscritos antigos e raros.

Além disso, a biblioteca conserva uma grande quantidade de decretos dos califas, soberanos e governadores muçulmanos, e todos estão relacionados com o mosteiro.

Na realidade esses documentos são muito importantes para muitos estudiosos e recentemente têm sido microfilmados pela universidade de Alexandria no Egito, e a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos em Washington.

  • Outros Espaços

O Mosteiro de Santa Catarina possui uns poços artesianos em diferentes localidades para prover o santo lugar de águas, o mais importante é o Poço de Moises situado ao norte da Igreja de Santa Catarina, o Poço do Sarça Ardente, o Poço de santo Estevão ao sul da Igreja principal.

Dentro do recinto se encontra um edifício pequeno que foi construído em 1863 durante o reinado do governador do Egito Ismael Pasha, dedicado ao alojamento dos visitantes do mosteiro.

Em frente da Igreja de Santa Catarina se encontra um jardim que inclui um cemitério para os monges. Perto dele existe a Casa dos Crânios Ou seja, um ossario, pois os monges estão acostumados a enterrar o cadáver do colega falecido no cemitério, deixando o corpo certo período num túmulo, logo apanham os ossos do defunto, reservando-os no ossuário, ou seja, Casa dos Crânios. É muito curioso mencionar que o mosteiro de Santa Catarina não pertence a igreja Ortodoxa cóptica do Egito mas á ordem da igreja ortodoxa grega.

 

Roteiros Atuais

$2.997,00 Oferta! Egito Panorâmico

Egito Panorâmico 14 Dias com Aéreo | Saída em 6 de Maio 2024

Pacote Fascinante e Promocional por 14 Dias. Inclui o Aéreo internacional + Terrestre. Descubra os lugares históricos milenares do Egito no Cairo, Giza, Luxor, Aswan, e desfruta de Hurghada no Mar Vermelho. Inclui Cruzeiro no Nilo. Saída de São Paulo (Guarulhos) em 6 de Maio 2024.

$2.856,00 Viagem Fascínio do Egito Milenar

Viagem Fascínio do Egito Milenar | Saída 12 de novembro 2024

Viagem Fascínio do Egito Milenar 11 Dias / 9 noites. Terrestre + Aéreo Internacional. Saída de São Paulo em 12 de novembro de 2024. Cairo, Gizé, Sakkara, Dahsur, Luxor, Assuan, Edfu, Kom Ombo e Abu Simbel. Inclui um Cruzeiro no rio Nilo por 4 noites com Pensão Completa e passeios de Luxor a Aswan.

Posts Mais Recentes

2 thoughts on “Mosteiro de Santa Catarina – Monte Sinai

  1. Pedro
    29 de maio de 2018
    Responder

    E por que descobrimos ainda que pequenos fragmentos da verdade de nossa vida?. É por conta da vida monástica…:)

  2. Pedro
    2 de junho de 2018
    Responder

    Um homem de saúde espiritual e saúde corporal vira monge. Um homem de saúde espiritual mas que não tem muita saúde corporal pode se tornar um evangelho ambulante. Um homem que não tem saúde espiritual… que Deus o ilumine e o liberte…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Fale conosco agora!