Mesquita Mohamed Ali
A Mesquita Mohamed Ali tornou-se o símbolo do Cairo.
O seu construtor, Mohamed Ali (1769-1840), de origem albanesa, nasceu em Kavala, na Grécia. Era um dos soldados das tropas enviadas para libertar o Egito da ocupação de Napoleão e tomou parte nos combates de Abukir a 25 de julho de 1799. Em 1801 foi o comandante das tropas albanesas no Egito. Em 1805 os egípcios libertaram-se do vice-rei (Khedewi) ao qual sucedeu Mohamed Ali.
A mesquita foi construída em 1830 em duas partes: a mesquita propriamente dita e o pátio. Este mede 52×54 metros e está circundado por quatro corredores ladeados por colunas de mármore encimadas de pequenas cúpulas.
No meio do pátio encontra-se a fonte das abluções (na qual os muçulmanos se lavam antes das orações que tem lugar cinco vezes por dia). A torre do relógio, que se encontra a oeste da fonte, é de cobre rendilhado. O relógio foi oferecido em 1845 pelo rei Luís Filipe de França a Mohamed Ali Paxá.
O arquiteto grego Youssef Bochnak, que residia na Turquia, construiu a mesquita tomando como modelo a igreja de Santa Sofia em Istambul (transformada depois em mesquita) em estilo bizantino.
A mesquita, de forma quadrada, mede 41 metros de lado. Uma cúpula central de 21 metros de diâmetro e 52 de altura apoia sobre quatro pilares quadrados, e está circundada por quatro semi-cúpulas e por aquela da qibla. Dois minaretes cilíndricos, em estilo otomano, com a altura de 84 metros, erguem-se na fachada oeste. Esta mesquita é caracterizada pela grande quantidade de alabastro que reveste as paredes. O minbar (púlpito) e a dekka (tribuna) são de mármore branco. O mihrab está revestido de alabastro e tem ornamentos dourados. O seu interior é iluminado por numerosos candeeiros de vidro e por lustres de cristal concêntricos, pendurados com correntes.
Túmulo de Mohamed Ali Paxá no Egito
Este túmulo é formado por três níveis e encontra-se no lado direito da porta de entrada da mesquita. Foi construído em mármore branco e apresenta-se ornado por uma decoração floral lavrada a cinzel e coberta por escritas pintadas e ouradas.