Fenômeno do Sol em Abu Simbel
Fenômeno do Sol em Abu Simbel
O Fenômeno do Sol em Abu Simbel ou “Milagre do Sol”, consiste de um alinhamento singular que acontece duas vezes ao ano – 22 de fevereiro e 22 de outubro – no templo de Abu Simbel.
Sobre o fenômeno
Nestes dias, o sol do amanhecer penetra pelos sessenta e cinco metros que separam a entrada do sacrário e ilumina a região exata dos olhos das estátuas de Ramsés II. A cena vai crescendo em expansão, findando por iluminar o rosto e mais completamente a estátua do Faraó e se estendendo às estátuas vizinhas.
Anualmente, multidões de turistas se dirigem a Abu Simbel – a cerca de 300 km de Assuan – para presenciar o espetáculo.
O enigma que envolve o fenômeno do sol em Abu Simbel é a pergunta: o que faz exatamente a estátua de Ramsés II ser iluminado desta forma justamente nessas datas? Que cálculos astronômicos e ângulos precisos criaram esse caprichoso alinhamento que se repete há milênios? Uma teoria ainda aponta as datas como dia do nascimento da coroação do rei.
O Traslado do Templo de Abu Simbel
O local original do templo foi modificado no final da década de 60, no processo de translação do Templo de Abu Simbel do seu local original – semelhante ao ocorrido com o Templo de Filae – , retirado dali em um mega projeto financiado pela UNESCO, pelas cheias previstas com a inundação da represa do Lago Nasser e para preservação desse magnânimo patrimônio da Humanidade tombado pela UNESCO.
O fato é que independentemente das possíveis razões pelas quais o Fenômeno do Sol em Abu Simbel existe, ele surge diante dos nossos olhos, como a expressão de um verdadeiro esplendor aonde ao se expandir no Horizonte, coroa a magnitude da imagem do rei, iluminando o recôndito santuário e trazendo a Luz que sempre ilumina qualquer possível escuridão.