O que Ver no Deserto Branco e no Deserto Negro

14 de maio de 2018
Dicas sobre Egito

Deserto Branco e Deserto Negro

O Deserto Branco e Deserto Negro ficam no deserto ocidental egípcio. Vamos conhecer melhor essa região, descobrindo o que ver no Deserto Branco e no Deserto Negro?

O Deserto Branco

O maravilhoso Deserto Branco é a área mais popular e uma das mais interessantes do Deserto Ocidental. Tornou-se uma área protegida em 2002 e ocupa uma superfície de cerca de 3000 km.

Na estrada que vai entre o Oásis de Farafra e o Oásis de Baharya, você pode ver inusitadas formações rochosas. Algumas parecem animais ou cogumelos e algumas rochas têm formas totalmente únicas, esculpidas ao longo de várias eras pela ação dos ventos. A área é uma verdadeira galeria de arte a céu aberto.

Algumas das formações rochosas mais famosas são:

  • Formação da Andorinha
  • Formação da Esfinge
  • Formação do Cogumelo
  • Formação das Aldeias dos Índios

Se “A natureza é a arte de Deus”, o Deserto Branco é uma evidência clara dessa habilidade do Deus em formar seu universo. Talvez seja por isso que o “dedo de deus” está localizado no deserto branco.

O dedo de deus ou “Al Qubar”, o Cinzel, é uma formações rochosas de 20 metros de altura que podem ser vistas de longe, mesmo da estrada asfaltada e os locais gostam de chamá-lo dedo de Deus, pois parece um dedo enorme subindo da areia.

Ninguém jamais acreditaria que esse deserto branco estivesse coberto de um mar nos tempos antigos e que o giz branco que formava todas essas rochas fosse depositado nesse mar. Se alguém der uma olhada mais de perto nas rochas do deserto branco, ele pode notar que há conchas nos corredores das rochas.

A nordeste do Deserto Branco existe uma área chamada Aqabat, ou “obstáculos”. É claro que esse nome tinha um motivo e essa área está cheia de obstáculos que afetam qualquer um que queira passar.

No meio desta área, encontra-se a montanha de Twin Peaks, que é um marco importante para os viajantes. Na parte oeste do deserto branco, que é muito menos visitado do que a parte leste por causa das más condições das estradas que levam a ele, há o antigo local de Wadi Al Ubayid, ou o vale branco.

A Montanha de Cristal

Na transição entre Deserto Branco e Deserto Negro, fica a famosa Montanha de Cristal.

As rochas desta montanha não são cristais puros, e sim Barita – substância menos dura que os cristais.

A Montanha de Cristal tem uma história interessante. O governo egípcio avançou quebrando partes desta montanha para construir a estrada entre o oásis de Bahareya e o oásis de Farafra. Isso fez com que as rochas de cristal aparecessem e transformou essa área em um local bem único e famoso, ponto de parada obrigatória para os que se aventuram viajar pelo Deserto, na área entre Deserto Branco e Deserto Negro.

O Deserto Negro

O Deserto negro consiste principalmente de montanhas, intercaladas por vales e formações que mais parecem crateras lunares formadas principalmente por numerosas pequenas rochas e pedras pretas vulcânicas.

Essas rochas se encontram sobre um fundo marrom alaranjado formando um belo e inusitado contraste, sugestivo de algo um cenário lunar de ficção científica. Lindo de se ver e de se experimentar.

A Noite no Deserto

Particularmente, no Deserto Branco há estrutura de alguns acampamentos e até mesmo hotéis nos Oásis mais desenvolvidos.

Quando falamos em deserto, é impossível não se citar o céu inimaginavelmente repleto de infinitas estrelas de uma forma esplendorosamente clara e límpida, especial cenário para as noites nos acampamentos ou para o fundo das danças beduínas regadas aos chás aromáticos, a céu aberto, à luz da fogueira e a alegria, ritmo e dança do povo beduíno.

Experiência inesquecível na Vida!

 

Fonte: Girassol Tours

Roteiros Atuais

$2.997,00 Oferta! Egito Panorâmico

Egito Panorâmico 14 Dias com Aéreo | Saída em 6 de Maio 2024

Pacote Fascinante e Promocional por 14 Dias. Inclui o Aéreo internacional + Terrestre. Descubra os lugares históricos milenares do Egito no Cairo, Giza, Luxor, Aswan, e desfruta de Hurghada no Mar Vermelho. Inclui Cruzeiro no Nilo. Saída de São Paulo (Guarulhos) em 6 de Maio 2024.

$2.856,00 Viagem Fascínio do Egito Milenar

Viagem Fascínio do Egito Milenar | Saída 12 de novembro 2024

Viagem Fascínio do Egito Milenar 11 Dias / 9 noites. Terrestre + Aéreo Internacional. Saída de São Paulo em 12 de novembro de 2024. Cairo, Gizé, Sakkara, Dahsur, Luxor, Assuan, Edfu, Kom Ombo e Abu Simbel. Inclui um Cruzeiro no rio Nilo por 4 noites com Pensão Completa e passeios de Luxor a Aswan.

Posts Mais Recentes

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Fale conosco agora!